top of page

Que moeda levar para o Chile e para a Argentina para trocar por pesos: Real ou Dólar? Compensa compr

Essa é uma pergunta que recebo muito, então resolvi fazer um post separado explicando direitinho como descobrir qual é a melhor moeda para você levar na sua viagem.

Eu levei Dólar e troquei por Peso Chileno e por Peso Argentino em Dezembro de 2015 porque era o que valia mais a pena no momento, mas como os câmbios variam muito, pode ser que não seja a melhor opção para você.


P.s. Não esqueça de pagar seus hotéis no Chile com Dólar ou Euro para ganhar a isenção de imposto (19% IVA).


Fonte da Imagem: (Vanderlei Almeida/AFP/AFP)



Como faço a conta?

Vou usar um valor básico de 1.000 reais para fazer a simulação e os câmbios de hoje (dia 21/09/2016). Depois você repete os passos indicados abaixo e descobre a moeda que te traz mais vantagem.

1. Levando em Real e trocando por Pesos Chilenos em Santiago:

Você entra no site da Casa de Câmbio "Câmbios Santiago" : http://www.cambiosantiago.cl/

Clique então no botão "conversión de divisas". Vai aparecer uma tela assim:

Você então preenche na coluna "USTED ENTREGA" o valor de reais que quer trocar. Na nossa simulação vamos usar 1000 reais como valor simbólico. Digitando o valor vai aparecer a quantidade de pesos chilenos que irá receber na troca na última linha "PESOS CHILENOS - USTED RECIBE":

Nessa simulação, então, entregando mil Reais recebemos 185.000 Pesos Chilenos.

2. Levando em dólar e trocando por Pesos Chilenos em Santiago:

Primeiro temos que trocar Reais por Dólar aqui no Brasil. Vou usar, então, a cotação de uma Casa de Câmbio aqui de Curitiba que eu gosto, a AVS Câmbios. Olhando no site deles verifiquei que o Dólar está sendo vendido a R$3.42 (com IOF).

Vamos usar os mesmos mil Reais e converter para Dólar usando esse valor então: 1000 Reais = U$292.40.

Agora, repito os passos do item acima, mas no lugar de preencher a coluna "USTED ENTREGA" em Real, vou colocar esses 292 Dólares (sem os centavos porque o programa de conversão não aceita):

Nessa simulação, então, trocando mil Reais por Dólar aqui no Brasil e trocando esses Dólares por Peso Chileno em Santiago recebemos 193.304 pesos.


3. Levando Reais para Buenos Aires e trocando por Peso Argentino:

Vamos usar a mesma lógica aplicada acima.

Conferir primeiro a cotação de uma Casa de Câmbio em Buenos Aires: http://www.cambioalpe.com.ar/

Hoje 1 real equivale a 4.5 Pesos Argentinos. Então mil Reais = 4.500 Pesos Argentinos.


4. Levando Dólar para Buenos Aires e trocando por Peso Argentino:

Vou usar novamente a mesma lógica acima.

Primeiro temos que trocar Reais por Dólar aqui no Brasil. Vou usar, então, a cotação de uma Casa de Câmbio aqui de Curitiba que eu gosto, a AVS Câmbios. Olhando no site deles verifiquei que o Dólar está sendo vendido a R$3.42 (com IOF).

Vamos usar os mesmos mil Reais e converter para Dólar usando esse valor então: 1000 Reais = U$292.40.

Conferir a cotação da Casa de Câmbio em Buenos Aires: http://www.cambioalpe.com.ar/

Hoje 1 Dólar equivale a 15 Pesos Argentinos. Então meus U$292.40 = 4.386 Pesos Argentinos.


5. Comprando Pesos Argentinos ou Chilenos no Brasil:

Vou usar a cotação da AVS Câmbios aqui de Curitiba:

Hoje a cotação está: 0.31 Peso Argentino e 0.0061 Peso Chileno. Ou seja, os mil Reais que estamos usando nesta simulação vão resultar em: 3.226 Pesos Argentinos ou 163.934 Pesos Chilenos.


6. RESULTADO FINAL:

Hoje compensaria levar Dólar para trocar em Santiago por Peso Chileno e levar Real para trocar por Peso Argentino em Buenos Aires.

A pior opção é comprar os Pesos aqui no Brasil, sejam Argentinos ou Chilenos. Então, se você gosta de levar um pouco da moeda do país para poder pagar um taxi do aeroporto para o hotel, por exemplo, compre pouco, só o suficiente para sua chegada, e deixe para comprar o resto na cidade (câmbio de aeroporto tende a ser mais caro).



Gostei, Ana! Mas, não vou passar por Buenos Aires ou Santigo, então preciso trocar meu dinheiro diretamente na Patagônia ou no Atacama. Como faço?

Ixi. Infelizmente, como as cidades da Patagônia e do Atacama são menores do que Santiago e Buenos Aires, é difícil achar um site confiável. Então não é possível fazer essa conversão. Você pode até se basear nos valores dos câmbios que indiquei acima, mas não é certeza que vai encontrar as mesmas cotações nas cidades menores, que tendem a ter conversões piores.

Também não posso dizer em que cidades foi melhor de fazer o câmbio porque varia muito. O que sempre ouvi é que na Zona Franca em Punta Arenas é bom de trocar e em Puerto Natales é ruim, mas não sei se essas informações ainda procedem.



E sacar em caixa eletrônico no exterior compensa?

Então, eu acho essa pergunta um pouco complicada porque vai depender do seu banco e da sua conta. Alguns bancos isentam o cliente da taxa de saque no exterior, então incentiva.

Normalmente os custos de um saque no exterior são: IOF de 6,38%, taxa cobrada pela operadora do caixa-eletrônico e taxa cobrada pelo seu banco. Somando tudo isso pode passar de 10% do valor do saque. Claro que a vantagem é que a cotação vai ser melhor do que a das casas de câmbio e que você não vai precisar ficar carregando muito dinheiro na viagem, vai sacando e usando.

Também é preciso ficar atento para os limites de saque, que normalmente giram em torno de 500 dólares - 1.000 dólares ou o equivalente a isso na moeda local.

Só não esqueça de selecionar que quer sacar em "débito" porque sacar em "crédito" é pior.



E pagar algumas coisas com o cartão de crédito compensa?

Olha, me chamem de louca, mas eu gosto de usar cartão de crédito nas minhas viagens para algumas compras. Claro que incide o IOF de 6,38% e você vai depender da variação cambial, mas eu gosto e pronto. Não adianta tentar me convencer ao contrário.

Quando faço mochilão, como meus gastos são menores, pago os hostels/hotéis/airbnb com cartão de crédito (normalmente fazendo reserva pelo Booking) e o resto levo em dinheiro. Só se resolvo fazer uma compra grande ou comer em um restaurante que não estava planejado que uso o cartão.

Já nas viagens mais normais com meus pais, usamos o cartão para restaurantes mais caros, hotéis, aluguéis de carro, alguns passeios, compras mais caras etc. Mas, sempre levamos a maior parte do dinheiro em espécie.

De qualquer jeito, não esqueça de levar um cartão de crédito internacional liberado (ligue para sua operadora do cartão antes de viajar avisando que vai sair do país ou avise pelo Internetbanking) para emergências.

You Might Also Like:
bottom of page