top of page

Souvenirs e compras na Rússia

Atire a primeira pedra quem nunca trouxe de viagem aquele imã de geladeira do local que você está visitando ou aquele souvenir "brega"bem tradicional, como as mini Torres Eiffel de Paris ou ursinho de pelúcia do Mickey. Acontece, meus queridos, acontece. Eu sou muito suspeita porque sou apaixonada por souvenir. Trago o máximo que consigo carregar e exponho com orgulho minha coleção.


Só que na Rússia acontece com maior frequência porque você quer comprar TUDO. Sério, é tudo tão lindo e exótico, que da vontade de comprar mais e mais e mais.


O único problema é que achei os souvenirs meio (bem) caros lá na terra do Putin. Lindos, mas custaram mais rublos do que eu acho que valiam.


De qualquer jeito, preparei uma lista das compras imperdíveis de fazer na Rússia, com os preços que paguei e com a indicação de onde encontrar:



Chocolate – o chocolate russo é diferente de tudo que já experimentei. Não achei tão cremoso como o Suíço e nem tão suave como o brasileiro. É algo diferente, forte, mas muito bom. É daqueles chocolates para colocar um quadradinho na boca e saborear aos poucos enquanto derrete. As marcas mais baratas são encontradas em qualquer mercadinho e as mais caras achei dentro do shopping GUM, no mercado da Bosco.


Recomendações:


1. Chocolate Alenka (Алёнка) - comercializado desde 1965 é o chocolate russo mais reconhecido no mercado internacional, embora não seja um chocolate fino. A embalagem é de cor creme e está na foto acima, ao lado esquerdo, com o rosto de uma menina na frente. A embalagem foi escolhida em um concurso, mas reza a lenda que essa menina é a Svetlana Allilueva, filha do Stálin. Na Rússia tudo é possível! Achei uma loja da marca na Nikolskaya Ulitsa, rua que liga o shopping Gum até Lubianka.

2. Chocolate A. Korkunov (А.Коркунов) - indicação da nossa guia russa. Embalagem de papel marrom com um K dourado enorme na frente. Tem no shopping GUM.

3. Chocolate Babayevsky (Бабаевский) - indicação encontrada na internet. Embalagem marrom e creme com um prédio histórico na frente.



Vodka - não tem como falar da Rússia sem tocar no assunto vodka. Aparece na percepção de hollywood do país, aparece nos vídeos de russos bêbados postados no Youtube e aparece também durante sua viagem porque não é difícil topar com uma loja de destilados ou um bêbado na rua. O consumo de álcool no país é um dos mais elevados do mundo (11.12 litros por ano per capta, conforme levantamento da WHO) e é fácil de identificar que a vodka faz parte da cultura deles tão quanto o whisky faz parte da Escócia.


A vodka é uma bebida barata para eles, que aquece durante o inverno. Então, você não vai ver russos tomando garrafas inteiras de vodka em restaurantes com a refeição, é muito mais um consumo


Correndo o risco de causar polêmica, eu prefiro muito mais a vodka russa do que o famoso e horrível Absolut, que é uma vodka sueca (desculpa ai quem gosta). A russa desce bem mais suave, sem queimar tanto a garganta. Mas, nou sou especialista nem nada, estou falando do meu gosto pessoal.


Para o espanto de todos os meus amigos, eu não trouxe nenhuma garrafa de vodka da viagem (com exceção de mini garrafinhas). O motivo foi que eu não sou tãããão fã de vodka e já tenho uma garrafa de Russian Standard em casa que comprei no free shop em outra viagem.


Você pode deixar para comprar no mercado, nas lojas de bebidas pela rua ou at´emesmo no free shop na saída do país. Acredite, é muito fácil encontrar.


Recomendações:


1. Russian Standard (Русский Стандарт) e Gold - vodka produzida desde 1998 (não deixe se enganar pelo 1894 escrito na garrafa) e é a vodka mais fácil de encontrar por lá. A garrafa Gold só vi para vender na Rússia, mas a versão tradicional já vi até em supermercado no Brasil.

2. Beluga - é do segmento Super-Premium então é uma vodka mais cara.

3. Stolichnaya (Столичная) - a vodka russa mais famosa do mundo, encontrada em qualquer loja de destilados no Brasil.


Valenki - um calçado russo tradicional de feltro que já foi muito usado pelos soldados russos nas guerras para manter o pé aquecido. Hoje quase ninguém usa nas grandes metrópoles, sendo encontrado mais no interior e nas regiões mais frias do país. Eu só encontrei para vender em uma feirinha de rua ao lado da Praça Vermelha. Ele é MUITO confortável e MUITO quente, sendo que não tiro do pé quando estou em casa no inverno de Curitiba (a Rússia brasileira).


P.s. eu sei que é breguinha e que parece sapatinho de vó (inclusive, minha mãe deu um para minha avó e ela amou hahaha), mas DANE-SE! Eu amo de paixão e aposto que meu pé fica mais quentinho que o seu no inverno! Há! :)


Fabergé – os famosos ovos Fabergé eram feitos de ouro, diamantes e pedras preciosas e encomandados pela família real para serem dados de presente pelo Tsar para as mulheres de sua família na Páscoa. Quem assinava o design era Peter Carl Fabergé e hoje os ovos só são encontrados em museus e coleções particulares e podem valer mais que 100 milhões de reais. O mais bonito que vi na viagem foi na Armaria do Kremlin.


Os Fabergé servem hoje de inspiração para diversos itens na Rússia, sendo que eu trouxe para casa dois deles: o pingente preto que está ao lado do imã da bandeira da Rússia na foto acima e o ovo dourado com uma mini carruagem dentro que está à direita do livro na foto.


O pingente custou uns 30/40 reais e você encontra para vender em qualquer feirinha de souvenirs, sendo que comprei o meu em São Petersburgo na feirinha que fica ao lado da Catedral do Sangue Derramado. Também vi para vender nas lojas dos museus. Já o ovo só vi nessa feirinha que comprei o pingente. Negociei até a última e acabei levando por aproximadamente 120 reais. Eu sei, caro pra caramba... mas era tããão lindo e tãão diferente que não resisti. Viva o capitalismo na Rússia!



Matrioska – o souvenir mais famoso da Rússia e símbolo da cultura do país na verdade não teve origem nas terras soviéticas, mas sim nas orientais. Também não tem uma história muito rica, sendo que tem pouco mais de um século.


Consiste em uma bonequinha de madeira que contém várias outras bonequinhas dentro. Você encontra em vários lugares durante a viagem, em vários formatos e tipos de acabamento. Podem custar desde muito barato tipo 5 reais até super caro como 500 reais. Vai depender do acabamento, se é pintada à mão, o tamanho etc. Tem, inclusive, matrioska de gente famosa como do Putin, do Obama, do John Lennon etc. A minha, que está à esquerda da foto, no canto superior, é pintada à mão e contém 4 bonecas no interior. Paguei 100 reais por ela depois de escolher muito e negociar muito. Minha mãe comprou por 80 reais essa que está ao canto inferior direito da foto, em formato de ovo e pintada com paisagens de São Petersburgo.



Bala de goma – o crédito desta descoberta vai para a minha mãe, que inventou de pegar um pacote de bala de goma no mercado. Foi a melhor bala de goma que comemos na vida. Ela é absurdamente macia e derrete na sua boca, uma delícia.



Cremes Natura Sibérica – eu não havia lido nada sobre comprar cremes na Rússia antes de ir e só fiquei sabendo que os cremes deles são bons porque minha guia comentou. Lá fomos eu e minha mãe nos aventurar em lojas desconhecidas, em que as vendedoras não falavam inglês e os produtos só tinham indicações em russo. O tempo que gastamos no fim valeu muito a pena porque os cremes são maravilhosos. Tudo que leio na internet sobre a marca Natura Siberica é aviação positiva e minha dermatologista aprovou. São cremes orgânicos, feitos de ervas selvagens e flores. Inclusive, notei que as mulheres russas adoram tudo orgânico porque existem várias lojas com essa temática e todas estão sempre lotadas. Minha dica é entrar no site da marca em inglês, ler as especificações dos produtos traduzidas e levar a foto para mostrar para a vendedora o que você quer. Os preços são ótimos, na faixa de 10 reais por um creme de mão excelente.




You Might Also Like:
bottom of page