top of page

Dicas fresquinhas para REDUZIR o peso/tamanho sua mala quando for viajar!

Se você não vive embaixo de uma pedra, provavelmente leu ou ouviu alguma coisa sobre a redução da franquia de bagagens nos vôos nacionais e internacionais.


Pois é, meus queridos. A nossa folga de poder trazer duas malas de 32kg cheias de comprinhas dos Estados Unidos acabou. Por que eu chamo de "folga"? Porque em quase todo o resto do mundo os passageiros não podem levar 32kg em voos internacionais sem pagar excesso de bagagem. A franquia em um vôo da Europa para os Estados Unidos que eu peguei em 2017 foi de apenas uma mala de 23kg por passageiro. Sim... apenas uma malinha de 23kg.


Mas, não é motivo para ninguém se desesperar não... Duas malas de 23kg, como passou a ser para os voos internacionais é suficiente para quem vai passar até um mês (ou mais) fora.


Para vocês terem idéia, eu já fiz uma viagem de 23 dias pela Europa com meu noivo com apenas uma mochila de 12kg e não senti falta de absolutamente nada. Já viajei 30 dias com uma mala de 20kg e ainda consegui trazer vários souvenires.


"COMOOO?", você me pergunta. Eu sigo essas dicas aqui:




1. DICAS GERAIS:


a) Abuse da bagagem de mão (mala de bordo): embora a franquia de bagagem despachada tenha sido reduzida este ano, a franquia da bagagem de mão subiu para no mínimo 10kg. Ou seja, aproveite!!! Escolha uma mochila ou mala pequena que seja leve e esteja dentro do limites de tamanho aceitos pelas companhias aéreas e encha com os seus pertences mais caros e/ou queridos. Eu, por exemplo, deixo espaço na mala de mão para roupas mais caras. Assim, esses itens sempre estão comigo e não correm o risco de serem extraviados.


b) Não esqueça de caprichar no item pessoal: muitas pessoas não sabem mas, além da mala de bordo, as companhias aéreas aceitam que você leve um item pessoal dentro do avião com você. Ou seja, você pode levar uma mala de bordo e mais uma bolsa/mochila menor. Esse item raramente é pesado, então aproveito para levar nele meus carregadores, máquina fotográfica, livros, maquiagens, fone de ouvido, celular, remédios e tudo que posso precisar durante o vôo.


c) Se você já ultrapassou seu limite de peso e precisa se livrar de algo de modo urgente minha dica, depois de andar muito de voos Low Cost, é tirar um ou dois casacos da mala e carregar na mão. Sim, mesmo que você já esteja vestindo um casaco. Sim, mesmo que não esteja frio no lugar de onde você vai embarcar. A grande sacada é que as companhias aéreas não costumam encher o saco de casacos levados na mão, então em um emergência você consegue economizar no peso da mala assim. Só não vá me esquecer o casaco no avião ou no aeroporto né?!


d) Embalagens pequenas: procure levar shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, cremes, pasta de dente, repelente, protetor solar, perfume, etc. em versão pequena para viagem. Você pode comprar em casa de R$1,99 ou em farmácia potes de 100ml específicos para isso e encher com seus produtos. Também pode procurar aquela escova de dentes dobrável e pasta em miniatura. Se acabar no meio da viagem você compra mais e enche os potes. Inclusive, quando viajo para a Europa ou EUA, deixo para comprar quase tudo lá porque sempre acho embalagens específicas para viagens já prontas e acho que o valor e a qualidade do produto compensam. Compro shampoo mil vezes melhor do que os que tem para vender no Brasil por um preço menor e já vou usando na viagem.


e) Não leve secador de cabelo grande: se você tem o azar de ter um cabelo como o meu que não pode secar sozinho, invista em um secador de viagem pequeno, leve e bivolt. Antigamente eu levava meu secador da Taiff maravilhoso e superpotente em todas as minhas viagens. Mas, com o tempo fui perdendo a paciência de carregar o peso na mala, somado ao problema de que alguns países têm tomada específica/voltagem específica e que transformadores não aguentam o secador. Desisti! Hoje, quando fico em hostel, levo um secador próprio para viagem bem levinho e compacto. Se vou ficar só em hotel, que normalmente tem secador disponível no quarto, nem levo. Meu cabelo não fica lá essas maravilhas, mas já desapeguei.


f) Não leve salto alto/sandálias de sair (a não ser que vá para baladas super top): Lembre-se que essa é uma opinião minha para ajudar a economizar no espaço da mala, então se você acha que salto é indispensável, vai em frente, seja feliz e leve. Em muitos países as mulheres usam muito tênis, sapatilha e rasteirinha tanto de dia como de noite. Então, se você for como eu que já passou da fase das baladas e vai preferir frequentar barzinhos e restaurantes na viagem, fique bem tranquila que ninguém vai te olhar feio se você for vestindo sapatilha nos pés. Imagina carregar uma baita sandália na mala para usar apenas uma ou duas vezes? A única exceção para mim é se quero ir em um lugar que tem regras de vestimenta e exige o salto alto. Mas, por exemplo, no teatro Bolshoi na Rússia, que é bem chato com isso, eu fui de vestido social longo e sapatilha e ninguém fez cara feia. Hoje em dia, se vou para um lugar frio, só levo uma bota preta de cano curto de couro bem confortável e um par de havaianas (para usar no hotel). Se vou para um lugar quente, levo um par de havaianas (para o hotel e para andar na rua mesmo - é uma delícia, não me julguem! hahaha) e uma alpargata confortável. Se vou para um lugar de aventura/montanha etc. levo minha bota de trekking e havaianas.


g) Roupas: escolha roupas que combinam entre si e não exagere no número de peças. Acessórios coloridos, como cachecóis, gorros, etc. sempre dão uma cara nova para as roupas.


h) Roupas íntimas e meias: especialmente se você for mulher, que a roupa íntima é menor, não leve mais do que 5 peças. Meias também... no máááximo 5 pares. Vá lavando no banho e deixando secar penduradas no banheiro durante a noite. Especialmente quando a roupa íntima não é de algodão seca muito rápido!


i) Não leve guarda-chuva: eu levo um casaco bem impermeável para dias de chuva e torço para não chover torrencialmente. Especialmente nos países em que chove muito na Europa (Reino Unido etc.) você vai ver muitos locais andando na chuva sem guarda-chuva, só com o casaco impermeável. Se chover muito e o casaco não for suficiente, compro um guarda-chuva na hora ou espero passar.


j) Evite levar objetos caros e grandes como um notebook e/ou uma câmera profissional de fotos. A única exceção é se você precisar para trabalhar durante a viagem ou se amar fotografia. Você vai acabar carregando aquele trambolho, ficando preocupado para não roubarem e se estressar por nada. Eu levo só meu celular e uma câmera fotográfica compacta de boa qualidade e consigo navegar na internet, ler livros, falar com minha família pelo Skype com vídeo, tirar fotos bem bacanas, usar GPS etc.


k) Invista em malas leves. Malas leves podem ser inconvenientes quando você quer trazer de Paris aquele vinho de Bordeaux ou da República Tcheca aquele conjunto de cristais, mas são muito úteis quando seu objetivo é apenas economizar peso e o transporte de roupas. Eu recomendo as malas da marca britânica It Luggage (site: http://www.itluggage.com/), que são super leves e duráveis. Você encontra nas lojas Burlington, TJ Maxx ou Marshalls com preços baixíssimos nos EUA (paguei U$10 por uma mala de rodinha de mão), ou na loja Primark no Reino Unido e em alguns países da Europa também por um preço bom (paguei, em 2017, 15 libras por uma mala de mão de rodinha). Recomendo também, para aqueles que não se importam em gastar um pouco (bastante) a mais, as malas da coleção Salsa Air da marca Rimowa. Você encontra no Brasil algumas lojas (comprei a minha no shopping Patio Batel em Curitiba). Site: https://www.rimowa.com/pt-br/salsa-air-policarbonato-suitcase. Na Europa você encontra o modelo de mala de bordo dessa coleção por 379 euros e aqui no Brasil essa mala sai R$1700. Eu sei, é um investimento caro, mas é a melhor mala eu que já tive porque, além de leve e durável, ela roda muito bem e é super confortável de carregar.



2. DICAS PARA LUGARES FRIOS:


a) Vista-se em camadas: a primeira camada é a roupa térmica/base layer, que deve ser de um material específico para essa finalidade, porque tem a função de transferir a umidade do seu corpo (suor) pra fora. A segunda é a camada que vai manter seu calor corporal, ou seja, um fleece, uma blusa de lã bem quente etc. A terceira camada deve ser corta-vento e impermeável, para proteger de vento e frio. Essas roupas você encontra especialmente em lojas de artigos esportivos. Essa técnica de camadas pode ser utilizada tanto para uma viagem urbana como para uma viagem de aventura. Se for urbana, não precisa comprar roupas tão técnicas como um Anorak ou o fleece, bastando para a terceira camada uma boa capa de chuva ou um sobretudo e para a camada intermediária uma blusa de lã. Já nas viagens que envolvem aventuras recomendo que as roupas sejam específicas e de boa qualidade para que você não passe perrengue.


b) Jaquetas de plumas!!!!! O melhor investimento em roupa que eu já fiz! E uso ela tanto para viagens urbanas como para aventuras. Como na minha cidade, Curitiba, faz frio uso até por aqui no inverno. Sério, um bom casaco de pluma vale mais que mil blusas de lã e/ou sobretudos. Ele é muuuuito quente, compacto e leve! Só cuide para certificar que ele é de pluma mesmo, e não de material sintético, na hora de comprar. Cuide também que ele não deve ser molhado, então sempre que vou usar o meu carrego junto uma capa de chuva para vestir por cima. Eu tenho um preto da marca The North Face comprado em 2015, que já apareceu em inúmeras fotos minhas de viagem aqui no blog, e tenho mais dois de marcas não conhecidas que trouxe da Polônia, um bege e outro marinho. O mais quente de todos veio de um cestão de promoção na Polônia e não tem marca nenhuma :)



3. DICAS PARA VIAGEM DE COMPRAS (Ex. Estados Unidos): Tente levar uma mala dentro da outra: uma menor com suas coisas dentro de uma maior vazia. Assim, quando chegar no seu destino, pode tirar uma mala de dentro da outra e ir enchendo a mala maior com suas compras. Se vou viajar para os Estados Unidos e pretendo fazer compras de roupas lá eu não levo quase nada daqui do Brasil, deixo para comprar tudo novo e já ir usando durante a viagem;



Mesmo com todas essas dicas, você só vai conseguir montar uma mala compacta se praticar o DESAPEGO. Quanto mais eu viajo mais vou reduzindo a minha mala, então acredite em mim quando falo para você separar as roupas que vai levar em cima da sua cama e, assim que terminar, retirar no mínimo um terço. Viajando eu repito roupa e, se sujar, lavo no hotel/hostel ou em alguma lavanderia. Prefiro mil vezes sair com a mesma roupa em algumas fotos do que carregar uma mala/mochila super pesada que vai me incomodar a viagem inteira.


Espero que as dicas tenham sido úteis e boa viagem!!!




You Might Also Like:
bottom of page