top of page

Arrumando a mala para a Patagônia: o que levar?

Eu faço lista de tudo. Lista do mercado, lista de coisas que tenho para fazer durante a semana, lista de frases que gosto. Sei que decidir o que levar em uma viagem pode ser complicado, cansativo e estressante. Especialmente para uma viagem para um lugar diferente como a Patagônia, com um clima tão impevisível. Então, para facilitar sua vida, decidi postar a lista de coisas que levei na minha viagem de 11 dias pela Patagônia.


Lembre que essa lista contém meus gostos e minhas opções, que podem ser diferentes das suas necessidades. Cada um sabe o quanto pode carregar e o que considera indispensável.





ITENS GERAIS PARA QUEM VAI PARA A PATAGÔNIA FAZER TURISMO E/OU TREKKING:


Documentos – passaporte

Dinheiro

Cartões de crédito – lembre-se de desbloquear para destinos internacionais com a administradora do cartão ou na internet.

Carteirinha do convênio médico para a parte da viagem que se passa no Brasil

Papéis do seguro de viagem – eu gosto de levar impresso, mas dá para levar a cópia no celular.

Passagens de avião – eu gosto de levar impresso, mas dá para levar a cópia no celular.

Cópia da reserva dos hotéis – eu gosto de levar impresso, mas dá para levar a cópia no celular.


1 Caneta

1 Bloquinho de anotações

1 Livro – é um peso extra que muitas vezes mais atrapalha que entretém, mas não consigo ir sem. Muitas vezes levo no iPhone um download de um livro em PDF para economizar no peso.

1 Celular com câmera fotográfica boa + carregador

1 Máquina fotográfica + carregador + pente de memória extra

1 Go Pro + carregador + bastão + bateria extra

1 Adaptador de tomada universal

1 Bateria externa portátil

1 Bolsinha para esconder dinheiro – aquelas que vende em qualquer loja de malas. Eu tenho uma que comprei na Decathlon bem confortável que gosto muito. Uso na cintura para esconder meu passaporte e o grande parte do dinheiro. Não tiro por nada.


1 Kit com seus remédios do dia a dia

1 Kit de Primeiros Socorros – eu não sou médica, mas pesquisei muito sobre o assunto antes de ir viajar. Acredito que um kit básico para qualquer viagem tem que conter um líquido antisséptico (Polvedine ou spray – para cortes, ralados etc. – NÃO levar água-oxigenada), Ibuprofeno (analgésico e anti-inflamatório que pode ser comprado sem receita na farmácia - para tratar quase qualquer dor leve/moderada, inclusive de cabeça), um antialérgico (para alergias de pele, alergias a alimentos, picadas de insetos, rinite alérgica etc.), um pacote fechado de gaze, bandaids, e um antiemético (para enjoos – eu levei Plasil). Esse é o mínimo para qualquer viagem, mas se você quiser levar mais, pode acrescentar um antiespasmódico (ex. Buscopan), antiácido para o estômago, Nebacetim (pomada para infecções da pele), luva esterilizada, pacotinho com sal, pacotinho com açúcar, remédio para dores musculares (ex. Dorflex), pomada para queimadura, tesoura sem ponta, antipruriginoso (como Caladryl, para aliviar picadas de inseto ou outras irritações da pele), agulha de injeção (para furar bolhas), cotonetes, esparadrapo, soro fisiológico, termômetro, colírio lubrificante, pinça, loção pós-sol, pomada para assaduras e atadura. Se vai fazer trekking levar um Clorin para purificar águas também pode ser uma boa idéia. Além disso, um kit básico de sutura para quem sabe fazer e um cobertor térmico de emergência podem ser úteis.

Repelente – existem embalagens pequenas na farmácia.

Protetor Solar – mínimo fator 30.

Protetor solar para lábios

1 Canivete – levo em todas as minhas viagens um bem leve e prático.


1 óculos escuros

1 óculos de grau

1 par de lentes de contato + líquido de lente em embalagem de 100ml


1 Toalha de banho de dry-fit – compensa muito para quem vai ficar em hostel. É ultra leve, seca rápido e cumpre o papel de toalha de banho muito bem.


1 Par de chinelo de dedo – para uso no hostel/hotel quando for tomar banho etc. Eu levei um da Roxy que é mais leve que Havaianas.

1 Tênis ou bota sem salto confortável – se você não tem bota de trekking. Escolha um que combine com várias roupas.


1 Secador de cabelo 220v ou bivolt – quanto menor e mais leve melhor. Se conseguir ficar sem, melhor ainda.

1 Escova de cabelo – uso uma bem leve e prática.

5 Elásticos para prender cabelo – levo vários porque sempre perco.


1 Escova de dentes – uso daquelas pequenas de viagem dobráveis.

1 Pasta de dentes – eu sempre divido um tubo com meu namorado para economizar no peso.

1 Fio dental – também reparto com o namorado.

1 Shampoo em embalagem de 100ml – se acabar, compre em uma farmácia mais durante a viagem.

1 Condicionador em embalagem de 100ml - se acabar, compre em uma farmácia mais durante a viagem.

1 Sabonete – eu levo líquido em embalagem de 100ml, mas pode ser em barra.

1 Desodorante – eu achei um bem leve e pequeno na farmácia.

1 Gillete – caso não tenha depilação definitiva ou não tenha depilado logo antes de viajar.

1 Perfume – levo aquela amostra grátis em tubinho de 2/3ml.

p.s. coloco todos esses itens de banheiro em um saquinho fechado para não vazarem nas minhas roupas.


4 Roupas íntimas de dry-fit ou de outro tecido de secagem rápida – vou lavando no banho durante a viagem em sabão e deixando secar (normalmente da noite para o dia).

4 Meias normais de algodão – para os dias que não fiz trekking. Ia lavando no banho no hostel.

1 Pijama meia estação


1 Jaqueta de plumas The North Face - e você não tem muita restrição de orçamento, eu tenho que recomendar essa jaqueta. Eu amo a minha e uso sempre nas viagens e no dia a dia do frio Curitiba.

1 Anorak - casaco impermeável para proteger contra o vento e a água. É feito normalmente das membranas Gore-Tex, Hyvent etc.

1 fleece - bem quentinho.

2 blusas de segunda pele de rápida secagem - Não é a ceroula, e sim uma roupa técnica que transfere o suor para fora, mantendo seu corpo o mais seco possível. Eu ia lavando no hostel. Se você não tem e não vai caminhar muito, pode levar ceroula.

2 calças de segunda pele de rápida secagem – mesmo material que as blusas.

1 legging que vai até o pé

1 calça de trekking leve e de rápida secagem – não é indispensável, mas é bem prática e confortável.

4 blusas dry-fit – para os dias de sol. Quase nem ocupam espaço na mala e são muito leves.


1 Par de Luvas – se vai fazer trekking ou pretende fazer o Big Ice/Mini-trekking no Perito Moreno, recomendo que sejam impermeáveis. Se não, pode levar de couro ou de lã. Leve mesmo em dezembro no verão.

1 ou 2 Cachecóis – como minhas roupas eram de cores neutras, resolvi levar de cores fortes para contrastar.

1 ou 2 Gorros – para manter suas orelhas aquecidas especialmente se o vento estiver forte. Leve mesmo em dezembro no verão. Se não quiser levar gorro, leve pelo menos aqueles protetores de orelha.


Garrafa de água com boca grande - para ser fácil de reabastecer nos rios.


Barras de cereal - são leves, alimentam e são fáceis de carregar.

Castanhas, nozes etc. - para quem gosta, são lanches muito bons.




ITENS ESPECÍFICOS PARA QUEM VAI ACAMPAR/FAZER TREKKING:


1 Mochila Osprey Kestrel 48 litros – mochila extremamente confortável comprada nos Estados Unidos. Sei que algumas lojas de montanhismo no Brasil vendem a um preço salgado, mas se você possui condições super indico. As repartições são ótimas, o tamanho é perfeito e ela não incomoda nada.


1 Par de bastões trekking Black Diamond Trail Back – comprados nos Estados Unidos. Ótima relação custo x benefício. Peso bem aceitável, confortáveis e muito úteis. Se você não tem esses bastões e pretende fazer trekking na Patagônia pode alugar por lá. Mas, de qualquer jeito, recomendo usar, porque são muito úteis nas caminhadas longas especialmente para ajudar a manter o equilíbrio e dar um apoio extra nas subidas.


2 Meias específica para trekking – são meias sem algodão (que retém a umidade do pé e facilita o aparecimento de bolhas) que você encontra em qualquer loja de montanhismo/aventura. Levei duas porque foram 2 dias seguidos de trilha, depois pude lavar no hostel antes de fazer outra trilha.


1 Bota de trekking – a minha é uma Conquest GTX da Salomon, uma marca francesa, e é maravilhosa. Usei tanto na cidade como durante o trekking. Não esqueça de amaciar antes da viagem se comprou nova.


1 Saco estanque Sea To Summit 5 litros – saco vedado muito leve para colocar itens que não podem pegar chuva ou umidade. Levo em todas as minhas viagens.


1 Barraca – bem resistente a ventos, com costura selada e sem ser muito pesada (a minha tinha 2,3kg e era para até 3 pessoas). Se você vai fazer o W ou o O completos, recomendo caprichar na barraca porque soube de muitas histórias de barracas que não aguentaram o vento e despencaram durante a noite.


1 Isolante Térmico


1 Saco de dormir com menos de 2kg para temperaturas negativas – acabei não levando do Brasil e aluguei em Puerto Natales.


1 Lanterna de cabeça – útil tanto na barraca como no hostel em que divide quarto com outras pessoas.


2 Pilhas reserva para a lanterna


1 Apito para emergências – deixo o meu pendurado do lado externo da mala.


1 calça impermeável – levei para o trekking Big Ice no Perito Moreno.


1 Bandana – usei no trekking. Eu comprei aquelas multiusos que podem servir de bandana, de gorro, de cachecol etc. Usei bastante.


Gel de reposição energético - foi a primeira vez que usei, mas achei muito bom.


Não levei material de cozinha, como fogareiro, panelas etc. porque acampei apenas um dia.

You Might Also Like:
bottom of page