Conhecendo o Giant`s Causeway na Irlanda do Norte

Giant`s Causeway, ou traduzindo para o português "calçada do gigante", é uma atração turística localizada na Irlanda do Norte, próxima a cidade de Bushmills (onde é produzido o famoso whisky da Irlanda do Norte que leva o mesmo nome da cidade, Bushmills).

Trata-se de um conjunto de aproximadamente 40mil colunas de basalto em formato de prisma hexagonal (seis faces, tipo um paralelepípedo). Elas ficam encaixadas lado a lado formando uma paisagem muito diferente, especialmente com o mar batendo nas pedras.

Existem duas explicações para essa formação: uma científica e uma MUITO MAIS LEGAL, que é a folclórica. Para os chatos e sem graça, a formação ocorreu em decorrência de uma erupção vulcânica a 60 milhões de anos atrás. Para as pessoas legais e divertidas (e para todos os irlandeses) essa calçada foi construída por um gigante chamado Fionn Mac Cumhaill, ou para os íntimos Finn MacCool. Reza a lenda gaélico que ele era um dos gigantes mais fortes da Irlanda e que já havia brigado e ganho de todos os gigantes da ilha. Ele, então, desafiou um gigante escocês chamado Benandonner. Para chegar até a Escócia Finn foi construindo a calçada pedra por pedra no mar. Quando ele chegou perto do outro gigante percebeu que Benandonner era muito maior do que ele, então Finn voltou correndo para a Irlanda e se escondeu em casa. Sua esposa Oonagh, muito inteligente, fez com que Finn deitasse em um berço e o vestiu de neném. Quando Benandonner veio atrás de Finn e chegou na casa dele, Oonagh fala que Finn saiu, mas que logo volta. Ela pede para o gigante não fazer muito barulho para não acordar o "bebê". Benandonner então vê Finn disfarçado de bebê no berço e sai correndo de volta para a Escócia morrendo de medo, porque se o neném do Finn era daquele tamanho, imagina o tamanho do Finn. No caminho ele destruiu a ponte para que Finn não conseguisse ir atrás dele, sobrando apenas a parte que podemos ver hoje na praia.

Muito mais legal essa explicação né? hahaha

Meu passeio para esse lugar lindo foi feito pela empresa Paddywagon. Eu descrevi como comprar o ticket e mais algumas dicas nesta postagem: XXXXXXX

A viagem entre Dublin (República da Irlanda) e a região do Giant’s Causeway (Irlanda do Norte) de aproximadamente 260km é feita em um ônibus verde confortável, sendo que não há lugares marcados, é só chegar e sentar.

O próprio motorista tem um microfone e vai fazendo os comentários durante a viagem. O nosso foi muito engraçado e, inclusive, nos ensinou muito sobre os irlandeses e até foi cantando músicas tradicionais em uma parte do percurso. Nota 10 para ele!

Saindo de Dublin passamos pelo “Dublin Port Tunnel”, um túnel de aproximadamente 5km de extensão que leva diretamente para longe do centro da cidade. Ele foi construído para ajudar a reduzir o tráfego de veículos pesados, então caminhões e ônibus não pagam pedágio, mas carros pagam um pedágio exorbitantemente caro (10 euros).

Após, paramos em um posto para banheiro e compras rápidas na loja (água, salgadinho etc.). Como não há uma parada oficial para almoço, certifique-se de levar comida! Nós levamos croissants comprados em Dublin.

Seguimos pela estrada até as Dark Hedges, um corredor de árvores plantadas no Século 18 pela família Stuart para impressionar os visitantes que se aproximavam da sua mansão (que hoje é um clube de golfe). As árvores cresceram e se interligaram no topo, formando uma espécie de túnel natural muito bonito, sendo que o local serviu de cenário para a série de TV Game of Thrones como a estrada real (King’s Road) na primeira temporada.

As Dark Hedges:

Confesso que pela internet as fotos eram mais impressionantes, mas, mesmo assim, achei uma parada interessante e rendeu fotos bonitas. A única pena é que as árvores estão caindo com o passar dos anos então aparecem “buracos” sem árvores nas fotos, cortando um pouco o efeito de túnel. As árvores já foram replantadas, mas vão levar anos para crescer.

Entramos novamente no ônibus e o guia nos deu uma notícia triste: devido ao vento forte a ponte “Carrick-A-rede” estava fechada. Ele disse que isso só aconteceu duas vezes durante os 10 anos que trabalhava de guia. Foi uma pena porque eu estava muito animada para atravessar a ponte de cordas suspensa a 30m do oceano, que liga ocontinente a uma mini ilha em que está localizada uma cabana de pesca. Ela foi construída por pescadores há 350 anos, custa 5,90 libras para atravessar (não incluso no passeio) e, para chegar nela, os turistas tem que caminhar 1km por uma trilha irregular (nada de salto alto ou cadeira de rodas, então).

Seguimos direto para o Giant’s Causeway, sendo que o ingresso está incluso no passeio. Você desce do ônibus e entra em um centro de visitantes muito bem estruturado com banheiros, loja de souvenires e café. De lá você opta por ir caminhando até as pedras (10min de descida) ou pagar aproximadamente 1.5 libras para um ônibus te levar. O ônibus deixa na ponta da atração turística e é uma boa opção para quem tem dificuldade de locomoção.

Pudemos ficar mais tempo do que o normal nas pedras porque não pudemos ir na ponte, o que foi muito útil. Foi tempo suficiente para acontecer um dos momentos mais importantes na vida de qualquer casal: meu namorado me pediu em noivado no meio do Giant`s Causeway! Ele me puxou para um canto mais reservado e tirou do bolso o anel mais bonito que eu já vi. As pedras negras de basalto e o mar escuro irlandês foram nossas únicas testemunhas. Depois do SIM!, choramos juntos e tiramos muitas fotos! Inclusive, a primeira pessoa que ficou sabendo do noivado foi o segurança do parque porque eu pedi para ele tirar uma foto nossa:

Retornamos para o ônibus, seguimos para uma parada rápida para uma foto de longe do castelo Dunluce e, depois, fomos direto para Belfast. Tivemos 1 hora livre para conhecer rapidamente a capital da Irlanda do Norte, sendo que optamos por ir tomar uma dose de whiskey Bushmills no Crown Bar para comemorar o noivado. O bar, que de tão lindo é tombado como patrimônio nacional, foi reformado em 1885 pelo filho do dono que estudou na Itália, então ele tem uma pegada bem vitoriana. A nossa atendente amou que nós tínhamos acabado de noivar e nos deu até um desconto!

Foto de dentro do bar:

Foto de Belfast:

Nosso motorista, na volta para Dublin, contou para o ônibus do nosso noivado e todo mundo bateu palmas e assobiou. Depois, chegamos em Dublin aproximadamente 18h30/19h e pudemos escolher onde descer, sendo o o ônibus passa pelos mesmos lugares em que buscou os passageiros de manhã antes do passeio.

Foi um dia inesquecível, repleto de gigantes, músicas irlandesas e sorrisos, que vai ficar para sempre na minha memória.