top of page

Alimentação na Irlanda: restaurantes, bares, cervejas e pratos típicos irlandeses


Pratos Tradicionais:

A culinária irlandesa não tem uma tradição forte como da italiana ou da alemã, por exemplo, mas há alguns pratos tradicionais que são indispensáveis para qualquer viajante que esteja na Irlanda. São eles:


1. Dublin Coddle – mistura de linguiça irlandesa, bacon, cebola e batatas.

2. Irish Stew – guisado irlandês, feito com carne de cabrito, batatas, couve-branca, alho-porro e aipo.

3. Beef/steak and Guinness Pie – carne cozida com molho de Guinness em meio a vegetais e servida dentro de uma torta.




Bebidas:

Ir para a Irlanda e não tomar a cerveja Guinness é quase um crime, então não deixe de pedir um “pint of Guinness” em um pub (pint = se fala “páint” e equivale a quase 500ml e cerveja). Se você nunca bebeu essa cerveja, ela é preta e opaca, obtida a partir da cevada torrada. Não é doce como a Malzebier, mas também não é daquelas amargas de fazer careta.


Recomendo também a cerveja Guinness Dublin Porter (comprada no mercado) e gostamos do pint de Hop House 13 lager (da Guinness também, muito consumida por irlandeses).


Se sua praia é whisky, não deixe de experimentar o Jameson, whisly símbolo da Irlanda que era originalmente produzido em Dublin.


Outra opção legal por lá é tomar Sidra ("cider" em inglês). É uma bebida feita de frutas fermentadas. Você vai encontrar várias no supermercado variando entre 2 e 4 euros a garrafinha.



Restaurantes em Dublin:


Amores (1 Mountjoy St) – serve Fish and Chips, peixe frito com batata frita. Não há lugar para sentar, então você pede, paga e leva para comer no hotel. Resolvemos experimentar a comida de lá porque reparamos que várias famílias irlandesas estavam comprando e não nos arrependemos. Um peixe à milanesa (“fresh cod fish”) com batatas fritas para duas pessoas custou 8 euros. Olhem a espessura do peixe:


Murray’s – restaurante tradicional com apresentação de música celta e Riverdance (dança tradicional irlandesa). Reservamos uma mesa no dia anterior, sendo que por 30 euros você escolhe uma entrada + prato principal ou prato principal + sobremesa. Valeu a pena pela música e pelo mini show de dança:




Butler’s café – compre um chocolate quente delicioso por 3,5 euros e ganhe uma trufa. Tem pela cidade toda e gostamos muito:



Papa John’s – pizza americana. 2,5 euros um pedaço e 20 euros uma pizza grande. Gostamos muito da pepperoni especial.


E, claro, se o dinheiro apertar... nada como recorrer ao tradicional amigo dos mochileiros pela Europa... os fast foods!! Lembre-se que por lá eles tem um menu mais barato (saver menu) com sanduíches menores, como um cheeseburguer, por 1 ou 2 euros:




Pubs/Bares:


Os bares lá ficam abertos o dia todo até 1h/2h da manhã e não cobram entrada, então você pode ir pulando de bar em bar... de mesa em mesa... bebendo cachaç--... ta, parei. hehehe


A região mais movimentada da cidade para beber uma Guinness e jogar uma conversa fora é a do Temple Bar, que fica próximo a ponte Ha'penny na parte da cidade ao sul do rio Liffey. Entretanto, não espere encontrar muitos irlandeses por aqui. A grande maioria dos frequentadores são turistas, ou seja, grande chance de você entrar achando que vai achar aquele namorado/a irlandês e acabar encontrando só brasileiros e americanos. Cuide que os bares lotam facilmente, especialmente nas sextas e nos finais de semana.


Inclusive, eu li um artigo escrito por um barman irlandês em que ele recomendava que o turista não vá de jeito nenhum para a região do Temple Bar logo na primeira noite, porque "era cheia de americanos bêbados vomitando pelas ruas".


Eu não segui o conselho dele porque queria garantir já a região no primeiro dia, considerando que eu não sabia se ia chegar muito casada dos outros passeios nos outros dias. E deu certo! Por sorte a cidade não estava muito movimentada de turistas e conseguimos até mesa no bar Auld Dubliner.


Ah, no quesito valores, prepare-se para gastar uma graninha boa para beber umas cervejas. Cada pint custa 5/6 euros em média.


De qualquer jeito, aqui vão minhas sugestões de bares:


The Auld Dubliner – bar indicado pela minha amiga que morou em Dublin. Ele fica bem na região do Temple Bar. Gostamos da música ao vivo e da decoração do bar.


Temple Bar – tradicional e indispensável. Entre nem que seja para dar uma olhada.


Brazen Head – considerado o mais antigo, por ser de 1198.


Porterhouse – bar de 3 andares e muitos tipos de cerveja.


Bares menos turísticos e mais frequentados por irlandeses: Bowe’s, The Palace Bar, The Long Hall, Toner’s.

You Might Also Like:
bottom of page