top of page

Big Ice e Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno em El Calafate: como funciona, como reservar, o que

O Big Ice o e Mini Trekking são passeios realizados pela empresa Hielo y Aventura no Glaciar Perito Moreno. Nos dois os turistas caminham sobre a superfície de gelo do glaciar. Ambos começam dentro do Parque Nacional de Los Glaciares (100km aproximadamente do centro de El Calafate) com um passeio de balsa de 20min que leva o grupo de turistas pelo Lago Argentino até a lateral do Glaciar.



No mini trekking o grupo caminha bem pouco até o início da geleira, coloca crampons nos pés (garras de metal que possibilitam a caminhada no gelo) e já inicia o trekking. O tempo total da caminhada no gelo é de 1h30min. Ao final do passeio é servida uma dose de whisky com gelo da geleira.


No Big Ice o grupo caminha por 1h30 por uma trilha que vai circulando o glaciar com subidas e descidas. Somente após esse trecho é que colocam os crampons nos pés e iniciam o trekking de 3h30 sob o gelo.


A maior diferença, então, além da duração do passeio, é a exigência física. O Big Ice exige uma condição física melhor do que o Mini Trekking, sendo indicado para aqueles que estão em dia com a academia. Em compensação, no Big Ice você passa mais tempo sobre o gelo e tem vistas melhores do Glaciar pois caminha até o centro da geleira.


Para quem quer mais informações eu escrevi um post específico sobre minha experiência do Big Ice (clique aqui). Lá explico como chegar no porto de onde sai o passeio e como foi cada etapa.

QUEM PODE FAZER OS PASSEIOS?


Mini Trekking: pessoas de idade entre 10 e 65 anos.

Big Ice: pessoas entre 18 e 50 anos.


Ambos não são aconselhados para quem está em sobrepeso e não são permitidos, conforme regras da empresa, para grávidas e pessoas que sofrem doenças com risco de deterioro funcional ou orgânico estando em andamento ou que obstruam a sua atenção e/ou coordenação; nem para pessoas com doenças cardiovasculares centrais ou periféricas, que utilizem stent, marca-passos ou qualquer outro tipo de prótese; nem para pessoas tratadas com anticoagulantes, ou com varizes grau III – que são as visíveis e que geram dores, nem com arritmias cardíacas ou com alguma doença que dificulte a capacidade respiratória (Dpoc, asma, efisema, etc).



SERÁ QUE EU AGUENTO O BIG ICE? QUAIS SÃO OS REQUISITOS FÍSICOS?


Vou ser sincera. Se você nunca faz exercícios físicos, não está acostumado com caminhadas ou tem alguma dificuldade de locomoção acredito que não. A exigência física não é nada assustadora, mas você tem que estar preparado para caminhar 1h30 pela floresta com subidas e descidas, mais 3h30 no gelo subindo e descendo e mais 1h30 na volta pela floresta. Apenas como uma comparação pessoal, achei o trekking para a base das Torres del Paine no mínimo 2x mais difícil que o Big Ice.


O passeio também não exige nenhum conhecimento técnico. Os campons são fáceis de se adaptar e não há escalada no gelo, apenas subidas e descidas.


De qualquer jeito, a empresa exige que você preencha uma ficha médica atestando não ter qualquer problema de saúde como epilepsia, problemas no joelho etc.



PRECISA RESERVAR? NÃO DA PARA COMPRAR NA HORA?


Se você quer muito fazer o passeio acredito que sim, mesmo na baixa temporada. É melhor garantir do que ser surpreendido e ficar sem não?


Na alta temporada (dezembro e janeiro) eu recomendo MUITO que você faça a reserva pela internet. Quando eu fui na loja deles em El Calafate só tinha vaga para dali 5 dias.



COMPENSA COMPRAR COM TRANSLADO?


A empresa oferece duas opções de compra: com ou sem o translado do hotel em El Calafate. Eu peguei sem translado porque estava com o carro alugado.


Se você está sem carro alugado ou próprio, compensa pegar com o translado para não correr o risco de comprar o translado depois por outra empresa e perder o passeio porque os horários não foram compatíveis. Se está de carro, há estacionamento seguro no porto de onde saem os barcos.



QUANTO CUSTA?


Hoje, 15/09/2016, são esses os preços:


Big Ice sem tranfer – 2.620 pesos argentinos

Big Ice com transfer – 3.100 pesos argentinos

MiniTrekking sem transfer – 2.100 pesos argentinos

MiniTrekking com transfer – 1.620 pesos argentinos


No final de 2015 eu paguei 2.200 pesos por pessoa no Big Ice sem transfer. Deu mais ou menos mil reais no cartão de crédito com o IOF.

Eles só aceitavam cartão da bandeira VISA ou AMERICAN EXPRESS.



COMO RESERVAR?


Como a Hielo y Aventura é a ÚNICA empresa que tem autorização para explorar atividades na superfície do Perito Moreno, qualquer outro lugar que você comprar esses passeios, estará utilizando uma intermediadora e pagará a mais por isso.


Importante ressaltar que a reserva deve ser feita com antecedência mínima de 10 dias antes do passeio!


Então, melhor ir direto na fonte e economizar uns pesos para poder tomar uma cerveja gelada depois. O link para a compra direta é este: CLIQUE AQUI.


Já está em português. Você seleciona se quer o Mini Trekking ou o Big Ice e clica no botão verde “COMPRE”. Na próxima página leia as instruções e, ao final, clique em “CONTINUAR PROCESSO”. Você então vai ser direcionado ao “Formulário Compra”. Preencha com seus dados e os dados das demais pessoas que vão junto para efetuar a reserva para todos.


Após, você receberá um e-mail da empresa explicando os próximos passos. Imprima os dois anexos que vão vir com o e-mail e preencha à mão. Um deles é a autorização de débito no ser cartão de crédito e a outra é uma ficha médica. Responda o e-mail com uma foto ou cópia scaneada dessas folhas preenchidas


Pouco tempo depois (no meu caso demorou um dia) você receberá uma resposta no e-mail com as confirmações da reserva para impressão (obrigatório apresentar na hora do passeio) e explicações.



O QUE LEVAR?


Tanto para o Big Ice como para o Mini Trekking é necessário levar um lanche para ser consumido durante o passeio. Eu levei barras de cereal e salgadinhos. Recomendo também levar uma garrafinha de água, sendo que você poderá abastecê-la com a água da geleira caso acabe (é potável).


Recomendo usar bota de trekking para quem tem, especialmente no Big Ice, mas vi pessoas com tênis que não tiveram problemas. Botas de borracha, apres ski e salto alto não são admitidos.


De vestuário é bom ir bem agasalhado, considerando que pode ventar e fazer muito frio na geleira. Uma boa jaqueta impermeável quebra-vento por cima das roupas e um par de luvas impermeáveis são bem úteis também. Eu fui com uma sobre calça impermeável e ajudou na hora de sentar no gelo para comer o lanche. Mas, tem muita gente que vai de jeans e não tem problema, só não é muito confortável/prático.


Óculos de sol, boné/chapéu/gorro e protetor solar são indispensáveis. Os óculos são super recomendados inclusive porque o gelo da geleira reflete o sol e seus olhos estarão expostos a uma maior quantidade de raios (além da claridade ser desconfortável).

Não recomendo levar bastão de trekking. Eu levei o meu e me arrependi. Não ajuda quase em nada na hora de caminhar no gelo, sendo que os crampons passam uma segurança muito boa nas subidas e descidas.



DÚVIDAS GERAIS


Banheiro – há sanitários públicos no porto de onde partem as embarcações, na lateral da geleira onde você vai desembarcar (de onde começa o mini trekking e de onde começa a trilha para o big ice) e na floresta no meio do caminho do Big Ice.


Passarela – nos dois passeios, se você comprar com o transfer junto, há uma parada para você ver a geleira das passarelas entre 30min e 1 hora.


Crampons – não são difíceis de usar e são presos por tiras no seu calçado. Não precisa ter experiência anterior com caminhada no gelo.


Medo de altura – você viu aquelas fotos lindas no site dos turistas passando bem pertinho de fendas enormes no gelo e ficou com medo? Não se preocupe que eu também tenho medo de altura e não me senti mal durante o passeio. Você só chega perto das fendas se quiser e o guia sempre estará junto com você segurando no seu cinto de segurança.


Não respondi sua dúvida? Me mande um email ou uma mensagem no Facebook que ficarei feliz em ajudar!

You Might Also Like:
bottom of page