top of page

Como fazer um passeio de um dia (“Full Day Paine”) pelo Parque Nacional Torres del Paine de carro?



Uma boa dica para economizar alguns pesos no Parque Nacional Torres del Paine é fazer o passeio de um dia pelo Parque de carro (alugado ou próprio), e não contratando uma agência de turismo e sendo esmagado dentro de um micro-ônibus com mais outras 20 pessoas.


Além da economia financeira, você também vai ter uma liberdade muito maior para conhecer um dos lugares mais lindos do mundo sem pressa e sem roteiro definido.


A única ressalva é que não sei se compensa alugar um carro só para isso. Vai depender muito do valor da diária. Mas, se você já está com um carro alugado para viajar pela Patagônia ou se foi com seu carro próprio desde o Brasil, essa dica é para você!


Não esqueça de levar lanches e bebidas no carro porque há poucas opções para alimentação dentro do Parque. Também não deixe de procurar pela sua volta por Guanacos (primos das Lhamas, de pelagem marrom-claro com branco e rosto acinzentado), por Condores (o cordor-dos-andes são as maiores aves voadoras do mundo, podendo ter até 3,2m de envergaduras de asas e pesar até 14kg – são pretos com o pescoço branco) e outros animais característicos da região:


Os simpáticos Guanacos:

O enorme Condor (essa foto foi tirada com um zoom top, por isso ele não parece tão grande):

Uma raposa fofinha:


Ainda está em dúvida se compensa ir? Não, né? Para ajudar vai mais essa foto tirada durante nosso passeio:



Ta vendo uns pontinhos pretos láááá embaixo, em cima das pedras brancas na prainha? Sou eu, meu namorado e nossa amiga Renata! Não sei se é permitido sair da estrada e ir até lá (oooops), mas no momento de empolgação acabamos disparando e só paramos quando chegamos nas pedras. Ficamos nesse lugar uns 30 minutos, bem tranquilo e aproveitando a vista maravilhosa. Vale muito a pena!


Bom, vamos lá. Primeiro siga as indicações deste post, que explicam certinho como sair de Puerto Natales e chegar na Guardería Laguna Amarga.


Pague sua taxa de entrada na Guardería, vá ao banheiro e aproveite para tirar uma foto das torres se o dia estiver bonito (atrás dos banheiros há um caminho curtinho que leva até um ponto bem bonito para fotos). Volte para o carro e siga pela estrada da esquerda, rumo ao Pudeto/Salto Grande de onde sai o catamarã para Paine Grande.


11km da Guardería você vai chegar em um cruzamento. Vire a direita para continuar no passeio:





A distância entre a Guardería Laguna Amarga e o Pudeto/Salto Grande é de aproximadamente 23km. No caminho todo você vai passar por diversos Miradores, inclusive o Nordenskjold, que é o mais famoso. Recomendo parar em todos porque as vistas são deslumbrantes. Vá com calma, aproveite para tirar mil fotos e curtir um dos lugares mais lindos que eu já vi na vida.


Faça uma pausa no Pudeto/Salto Grande para banheiro e, se quiser, há uma cafeteria para fazer um lanche. Esta região tem umas árvores brancas e secas bem diferentes, que servem para belas fotos, mas possuem uma história bem triste. Em 2012 um incêndio iniciado por um turista israelense levou 10 dias para ser controlado e queimou 7% da área total do Parque. Infelizmente essas árvores são o resquício desse incêndio.



Esta é a chegada no Pudeto/Salto Grande:



Após esta pausa, não volte para a estrada principal, siga pela estrada do Pudeto em direção à cachoeira Salto Grande, pegando uma subidinha:



Você vai chegar em uma área para estacionar o carro. Saia do veículo e caminhe pela trilha demarcada. Em 600m você chega na Cachoeira Salto Grande, que rende lindas fotos e alguns momentos de contemplação.


Continuando o caminho, é o início da trilha para o Mirador Los Cuernos. É uma trilha de dificuldade fácil e aproximadamente 5/6km ida e volta. Eu só fiz um pedaço porque meus pais ficaram aguardando no carro, mas já rendeu fotos maravilhosas! Se eu tivesse tido tempo teria feito a trilha toda. Foto no início da trilha:




Os Cuernos são uma das atrações principais do Parque e são tão encantadores como as Torres. O seu formato interessante é obra do temido vento patagônico, que aqui foi moldando a pedra por séculos até ficar do jeito que está hoje. Viu, há males que vem para o bem! Não fique com tanto rancor do vento quando ele te fizer deitar no chão para não sair voando hehehe


Volte para o carro e depois volte para a estrada principal. É só voltar até o Pudeto e pegar a direita no cruzamento. A estrada agora vai contornando o Lago Pehoé e proporcionando vistas maravilhosas tanto do lago como dos Cuernos.



Logo você vai avistar uma área para estacionar, bem próxima a uma ponte de madeira e a Hosteria Pehoé, um pequeno hotel em uma ilha. Recomendo muito parar o carro e andar até a ponte para tirar algumas fotos e curtir a paisagem deslumbrante. Aqui que eu tirei essa foto linda:


A trilha para o Mirador Cóndor tem início um pouco adiante, próximo ao acampamento Pehoé, sendo que há placas indicando. É uma caminhada com 250m de desnível.

Continuando pela mesma estrada, você vai seguindo até chegar no Centro de Visitantes e Administração do Parque. Aqui você pode optar em pegar a rota que leva até a Guarderia Grey (Y-150), de onde é possível pegar um catamarã para ver o Glaciar Grey (geleira do Parque) ou ir seguindo as placas em direção à Portería e Guardería Serrano para voltar para Puerto Natales pela Ruta Y-290.



You Might Also Like:
bottom of page