top of page

Parque Nacional Torres del Paine - Como chegar, passeios, hospedagem e custos

O Parque Nacional Torres del Paine é um daqueles lugares mágicos que você sente uma energia diferente mesmo não sabendo explicar o motivo. Até hoje, considero um dos lugares mais lindos que eu já vi. Claro que a Patagônia inteira é repleta de paisagens maravilhosas de tirar o fôlego, mas o Torres del Paine acabou ganhando um espaço especial no meu coração.


Para quem não conhece a região, o Parque se estende por aproximadamente 184 mil hectares na região de Magalhães na Patagônia chilena. Embora seja pouco conhecido pelo público geral brasileiro, ele é muito popular entre os aventureiros do mundo inteiro, sendo muito visitado por europeus e americanos.


Quais são minhas opções para visitar o Parque?


Se você é do time aventura, há dois circuitos de caminhada tradicionais no Parque: o "W" (aprox. 60/70 km em 3 ou 4 dias) e o "O" (aprox. 120km em 8 a 10 dias). O W é o mais popular, sendo que você pode inclusive alugar uma cama em um refúgio para dormir, não sendo necessário acampar. Você economiza um peso na mochila e não precisa se preocupar com refeições porque são vendidas nos refúgios também. Já o "O" é um pouco mais inóspito, sendo necessário levar barraca e materiais para cozinhar sua própria refeição. Vou escrever um post específico sobre o trekking do W em breve.


Há também a opção de fazer apenas a principal trilha do Parque, que leva até a base das famosas Torres. São 18km de caminhada ida e volta, com muitas subidas. Você tem a opção de dormir no Refúgio Chileno que fica no meio da subida. Eu fiz essa trilha e vou escrever um post específico com todas as dicas.


Qualquer que seja sua escolha, o Parque é super bem cuidado e seguro, havendo placas de indicação e marcação nas trilhas. Não há, então, a necessidade de contratar guia se você não quiser.


Se você é mais light e prefere conhecer o Parque sem sair da sua zona de conforto, há vários passeios diários que saem de Puerto Natales e voltam no mesmo dia, chamados de "Full Day Paine". O roteiro não varia muito de agência para agência. Você vai em um micro-ônibus confortável, desce nos melhores pontos de fotos e depois volta para o hotel sem ter passado qualquer perrengue.


Se está de carro, recomenda fazer esse passeio você mesmo. Eu fiz com meus pais e achei que valeu mais a pena do que contratar o tour de micro-ônibus. É super tranquilo de fazer, com mais liberdade e mais barato do que contratando o pacote fechado. Escrevi um post explicando detalhe por detalhe para você não se perder e não deixar de aproveitar nada (clique aqui para ir para ele).




Como chegar?


São duas principais opções: de El Calafate na Argentina ou de Puerto Natales no Chile.


A distância entre Puerto Natales e o Torres del Paine é de 129km por estradas de rípio e de asfalto. Se você alugou carro ou foi até a Patagônia com seu carro próprio, é só seguir as indicações deste post (clique aqui) sobre como chegar no Parque.


Se não está de carro não tem problema, vários ônibus saem diariamente da rodoviária de Puerto Natales em direção ao Parque e vice-versa. Recomendo o ônibus da empresa Buses Gomez e acho bom já comprar o ticket do ônibus (ida e volta) no dia anterior ao da ida para o Parque porque eles lotam. O primeiro ônibus sai as 7h45 da manhã e ele para em três lugares no Parque: Portaria Laguna Amarga às 9h45, Pudeto às 10h45 e Administración às 11h45.


Saindo de El Calafate rumo ao Parque você leva 6 horas de ônibus ou 4/5 horas de carro.


Dica: na entrada no Parque você vai ter que pagar uma taxa de 18 mil pesos (em 2015), assistir um vídeo sobre as regras do Parque e receber um mapa. Essa taxa que você pagou vale para a entrada no Parque durante três dias. Ou seja, você pode entrar e sair do parque quantas vezes quiser em três dias consecutivos. Entrando, você pode ficar quanto tempo quiser. A pegadinha é que se você vai voltar nos dois dias seguintes tem que carimbar seu ticket e eles não te avisam disso. Assim, se pretente retornar ao Parque nos dias seguintes avise para que eles carimbem o seu ticket.


Dica 2: para fazer o W, a melhor opção é pegar o ônibus, descer na Portaria Laguna Amarga apenas para pagar sua entrada no Parque, voltar para seu ônibus e descer novamente na Guarderia Pudeto, cruzar de catamarã pelo lago Pehoé até o Paine Grande e começar sua trilha pelo lado do Glaciar Grey. A caminhada é mais suave começando por esse lado e terminando nas Torres.


Dica 3: se você vai fazer apenas o trekking até a base das Torres, pegue o ônibus, desça na Portaria Laguna Amarga e pegue um outro ônibus até o Hotel Las Torres (um ônibus branco que fica parado por lá até encher). Você vai economizar vários km dispensáveis de caminhada.



Onde ficar hospedado?


Na região, a melhor opção é ficar hospedado é em Puerto Natales, uma cidade a 150 km do Parque. Há vários hostels, hotéis, restaurantes e mercados muito bons na cidade.


Eu fiquei no hostel "Patagonia Adventure Hostel" e gostei. É bem simples, mas achei o preço bom e a cama confortável. Meus pais ficaram no hotel Hallef e também gostaram, mesmo o check in tendo atrasado 2h. Reservei pelo Booking sem problemas.


Se você não vai fazer trilhas, compensa montar seu "quartel general" na cidade, fazer um passeio durante o dia e no final do dia volta para a cidade. No dia seguinte fazer a mesma coisa.

Se pretender fazer trilhas, você pode acampar (levando sua própria barraca ou alugando uma na hora) ou ficar nos refúgios (local de estrutura básica, com energia elétrica, beliches em dormitórios compartilhados, restaurante e água quente para banho). As empresas que cuidam dos refúgios e dos campings no Parque são a Fantastico Sur e a Vertice Patagônia. No site delas você consegue ver os preços. Há alguns acampamentos que são de graça com o Italiano e o Paso e alguns acampamentos necessitam de reserva antecipada. Não é permitido acampar fora dessas áreas determinadas.


Se você quer luxo e não tem problema com orçamento, há hotéis excelentes dentro da área do Parque: o Ecocamp, o Explora, o Tierra Patagônica etc. Esses hotéis oferecem passeios diários interessantes para quem não quer passar perrengue, mas quer conhecer um pouco do parque.



Quanto custa? (preços de Dez de 2015)


Taxi do hostel no centro de Puerto Natales para a rodoviária - valor fixo de 1.500 pesos (5 minutos de corrida).

Ônibus de Puerto Natales para o Parque - 6.000 pesos apenas ida.

A entrada do Parque - 18.000 pesos.

Ônibus entre a Portaria Laguna Amarga e o Hotel Las Torres - 2.000 pesos apenas ida.

Permissão para acampar no Chileno - 7.500 pesos. Levamos nossa barraca, então esse valor cobre apenas o direito de montar nossa barraca na região do Chileno e de usar os banheiros.




You Might Also Like:
bottom of page