top of page

Transporte na Rússia. Metrô, taxi ou alugar carro?

Qual é o melhor meio de locomoção em Moscou e São Petersburgo?

A resposta, pela minha experiência, é: metrô.




O METRÔ, especialmente em Moscou, é muito eficiente (além das estações serem lindas). Chega um trem a cada 30 segundos em média. É sério... Mal sai um trem e você já vê outro chegando. Nunca vi nada igual nos outros países que conheço. Inclusive, eles tem um cronômetro nas estações próximo ao túnel que conta quanto segundos demora entre um trem e outro.


Além de rápido, há várias estações de metrô espalhadas pela cidade, então você acaba descendo sempre bem próximo de onde quer ir. Outro ponto positivo para o metrô é que as estações e os trens são muito limpos. Também achei o ambiente seguro, mas sempre é bom ficar de olho.


Eu escrevi sobre a beleza das estações no post sobre Atrações Turísticas.


Para comprar passagem em Moscou você pode comprar um cartão na máquina (antes das catracas, selecione o inglês como idioma) e encher com várias passagens, podendo usar esse único cartão para várias pessoas. É só passar na catraca e depois entregar o cartão para o próximo passar.


Já em São Petersburgo é necessário comprar um cartão por pessoa, sendo que também há essas máquinas com opção de menu em inglês.


Se não quiser comprar o cartão na máquina, nas duas cidades é só ficar na fila dos caixas (KACCA) e fazer com a mão o número de passagens que deseja comprar. Em São Petersburgo quando compramos uma passagem individual, a moça do caixa nos deu uma moeda. É só inserir a moeda na hora de passar pela catraca que ela abre.


Um detalhe importante é que em Moscou as placas das estações estão só em cirílico. Assim, ou você aprende a traduzir o alfabeto cirílico para o nosso, ou usa um mapa que apresenta as duas formas escritas, como este:


Site para ver o mapa do metrô de Moscou completo no nosso alfabeto: http://news.metro.ru/sc_lat.html


Além de andar com o mapa em duas línguas, ajuda decorar a palavra "saída"- выход, para achar com mais facilidade a saída.


Ainda, se você não quiser ficar andando com um mapa nas mãos, pode baixar o aplicativo de metrô "Yandex Metro". Ele ajuda bastante. Não achei um aplicativo bom para consultar o mapa do metrô de São Petersburgo. Se você conhecer algum pode indicar nos comentários!


Você encontra o mapa do metrô de São Petersburgo para imprimir aqui = http://www.metro.spb.ru/en/uploads/img/map/shema_28.12.12c.jpg


Outra opção eficiente de transporte foi o UBER. Como compramos internet para o celular (ensino como fazer isso no post de dicas gerais sobre a Rússia), o aplicativo funcionou perfeitamente. Usamos o Uber X e uma corrida pelo centro em média deu 8/10 reais, às vezes até menos. Como éramos 3 pessoas compensava porque dava quase o mesmo preço que o metrô.


Funciona exatamente como no Brasil e a cobrança no seu cartão de crédito cai em Rublos. Os motoristas não falam inglês, mas como você não precisa falar com o motorista para marcar seu destino, não faz diferença.


Foi especialmente útil para nós porque nas estações de metro há muitas escadas e não há elevador. Como minha mãe tem problema no joelho, acabamos usando muito o Uber e poupando as descidas e subidas.



Não recomendo de jeito nenhum TAXI. Todos os taxis que pegamos na rua nos enganaram, cobrando preços absurdos. Um chegou a cobrar 1300 rublos (+- 65 reais) para uma corrida que no dia seguinte usando o Uber deu 140 rublos (+- 7 reais). É sério! E o pior é que o 1300 deu no taxímetro do cara, certeza que tudo acertado para enganar turista. Como nenhum motorista fala inglês fica difícil até reclamar.


Li na internet antes sobre o aplicativo Yandex Taxi e a única vez que usei funcionou e o motorista cobrou um preço justo, mas continuo indicando mais o Uber porque você tem o controle total sobre a corrida e os valores.


Não recomendo também alugar um carro. O trânsito é caótico, especialmente em Moscou, e os motoristas dirigem como loucos cruzando adoidados nasvias. Além disso as ruas são enormes, tendo até 8 pistas dentro da cidade, e as placas estão apenas em cirílico.

Vai de metrô ou Uber que é mais garantido!

You Might Also Like:
bottom of page