top of page

Preciso contratar excursão ou guia de turismo para conhecer a Rússia?

A princípio, não. Você não precisa contratar guias ou de passeios fechados para conhecer qualquer país do mundo. Pesquise, organize sua viagem e tenho certeza que vai dar tudo certo.


Entretanto, como a Rússia é um país um pouco mais "exótico", talvez seja melhor contratar um pacote de turismo e não precisar se preocupar com nada, apenas relaxar e curtir. Isso vale especialmente para aqueles que tem muita dificuldade com o inglês, não são acostumados a viajar ou gostam do esquema "excursão".


Se você gosta de ter liberdade, de explorar, de fazer seus horários e de conhecer os lugares um pouco fora da rota de turismo, não contrate uma excursão. Contudo, recomendo contratar um guia para te acompanhar em alguns passeios.


Achei que valeu a pena estarmos acompanhados no primeiro dia para ajudar na adaptação com o jeito do país, especialmente porque começamos a viagem por Moscou, uma cidade bem mais "russa" que São Petersburgo. Não é indispensável, mas achei legal. Pude perguntar sobre os costumes e tirar todas as minhas dúvidas.


Nossa guia foi a Svetlana, que reservamos com a empresa Moscow Private Tours. Ela é russa, mas morou um tempo no Brasil e fala muito bem português. Nosso passeio foi o mais básico, o “Moscow Must See’s”, de 4-5 horas com a guia passeando pelas estações de metrô e pelas imediações da Praça Vermelha/Teatro Bolshoi. Nós e a Svetlana:



Eu não ganho nada para indicar essa empresa, mas indico porque achei o serviço muito bom. Paguei com meu cartão de crédito pela Internet e no dia e horários marcados a Svetlana estava nos aguardando no lobby do hotel. Site para reservas com os valores: http://www.moscowprivatetours.com/


Em São Petersburgo não pegamos guia, mas se você tem disponibilidade financeira acho que compensa pegar para o passeio até Peterhoff ou até o Palácio de Catarina. Deve ser interessante ouvir todas as histórias dos palácios.


You Might Also Like:
bottom of page